O papel das brincadeiras e histórias no desenvolvimento da criança nas escolas especiais.
LICIONINA MARIA RODRIGUES DA SILVA
LICIONINA MARIA RODRIGUES DA SILVA
Brincar e desenhar são atividades fundamentais para a criança.Pela brincadeira e pelo desenho, ela fala, pensa, elabora sentidos para o mundo ,para as relações
Pela brincadeira, objetos e movimentos são transformados. Brincando de casinha, de escolinha ,de roda, amarelinha,de bola, no parque, a criança se relaciona com seus companheiros, e com eles, num movimento partilhado, dá sentido a vida.Assim quando a brincadeira está presente na sua vida escolar, essa criança também desenvolve a afetividade,diversas habilidades,e confiança no grupo.
Pelo desenho, a criança deixa suas primeiras marcas:traços, rabiscos, círculos, que, aos poucos vão assumindo formas mais definidas. As marcas são nomeadas pelos outros e por ela mesma, e começam a se tornar simbólicas. A criança desenha sozinha, com outros, para outros. Pelo desenho fala de si e do mundo.
A brincadeira se faz presente na escola nas mais variadas situações e sob as mais diversas formas. Muitas também são as concepções sobre o seu lugar e sua importância na prática pedagógica. As crianças brincam na areia, imitam bichos, montam quebra-cabeças, inventam coisas com sucata, brincam de faz-de-conta, enfim, passam boa parte do tempo brincando.
Brincar é, sem dúvida, uma forma de aprender, mas é muito mais que isso. Brincar é experimentar-se, relacionar-se, imaginar-se, expressar-se, compreender-se, confrontar-se, negociar, transformar-se ser. na escola, a brincadeira não envolve apenas a atividade cognitiva da criança, envolve a criança toda! É prática social, atividade simbólica, forma de interação com o outro , afetividade, é criação, desejo, emoção, é toda uma dimensão lúdica.
Pela brincadeira, objetos e movimentos são transformados. Brincando de casinha, de escolinha ,de roda, amarelinha,de bola, no parque, a criança se relaciona com seus companheiros, e com eles, num movimento partilhado, dá sentido a vida.Assim quando a brincadeira está presente na sua vida escolar, essa criança também desenvolve a afetividade,diversas habilidades,e confiança no grupo.
Pelo desenho, a criança deixa suas primeiras marcas:traços, rabiscos, círculos, que, aos poucos vão assumindo formas mais definidas. As marcas são nomeadas pelos outros e por ela mesma, e começam a se tornar simbólicas. A criança desenha sozinha, com outros, para outros. Pelo desenho fala de si e do mundo.
A brincadeira se faz presente na escola nas mais variadas situações e sob as mais diversas formas. Muitas também são as concepções sobre o seu lugar e sua importância na prática pedagógica. As crianças brincam na areia, imitam bichos, montam quebra-cabeças, inventam coisas com sucata, brincam de faz-de-conta, enfim, passam boa parte do tempo brincando.
Brincar é, sem dúvida, uma forma de aprender, mas é muito mais que isso. Brincar é experimentar-se, relacionar-se, imaginar-se, expressar-se, compreender-se, confrontar-se, negociar, transformar-se ser. na escola, a brincadeira não envolve apenas a atividade cognitiva da criança, envolve a criança toda! É prática social, atividade simbólica, forma de interação com o outro , afetividade, é criação, desejo, emoção, é toda uma dimensão lúdica.
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