terça-feira, 20 de abril de 2010
RELATÓRIO DA APAE DE TOCANTINÓPOLIS
APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Tocantinópolis
Rua do Normal, 184 Bairro: Céu Azul
CPNJ.04.147-744/0001-94
Reg. De Utilidade Pública Municipal Lei 006/01
Registro no Cartório Sob nº 138 – Livro A Nº 02
Certificado de Filiação Federal nº 1702 – 03/10/2001
CNAS Nº 44006.000151/2002-53
Tocantinópolis-Tocantins
RELATÓRIO DA APAE DE TOCANTINÓPOLIS
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Tocantinópolis, conforme registro, foi criada em 16 de fevereiro de 2000 numa reunião realizada na AABB de Tocantinópolis, a qual contou com a presença e participação de seus idealizados, como: Dr. Luiz Otávio de Queiroz Fráz-Juiz de Direito da Comarca de Tocantinópolis, Dra. Clenda Lúcia Fernandes Siqueira –Promotora de Justiça, Dr. Francisco Rodrigues de Sousa Filho – Promotor de Justiça, José Bonifácio Gomes de Sousa – Prefeito Municipal, Professora Cinira Miranda César Pereira, Professora Licionina Maria Rodrigues da Silva, Sra. Elecy Tranqueira da Silva Uchoa, Sra. Rosane de Bessa além de professores, alunos, comerciantes e membros da comunidade Tocantinopolina, como convidada a Sra. Noris Barbosa Cavalcante Meneses – Presidente da APAE de Araguaína que esclareceu sobre a importância do movimento Apaeano.
A APAE de Tocantinópolis estava criada e dando continuidade ao processo de implantação e solidificação desse significativo movimento, no dia 04 de setembro de 2000, a ESCOLA ESPECIAL “UM PASSO DIFERENTE” - APAE de Tocantinópolis. A referida escola iniciou seus trabalhos em 2000 com 10 (dez) alunos, atendidos por professores voluntários. Atualmente contamos com 75 (setenta e cinco) alunos, sendo 66 alunos regularmente matriculados e freqüentando diariamente as salas de aula e 09 de visitas domiciliar, contamos ainda com 31 servidores, o que caracteriza crescimento, aceitação, confiança e credibilidade junto à comunidade Tocantinopolina, pelo trabalho sério que vem desenvolvendo, beneficiando, as pessoas com deficiências intelectuais, bem como seus familiares, sem perder de vista que esta é a única escola que oferece esta modalidade de ensino nesse município.
Para satisfação dos idealizadores e fundadores, foi inaugurada, com a presença de autoridades, pais, alunos especiais, professores e servidores da escola, que inicialmente, por um longo período, trabalharam voluntariamente.
A primeira presidente Sra. Elecy Tranqueira da Silva Uchoa, não terminou seu mandato. Por motivo de mudança, acabou renunciando. Deveria assumir a vice–presidente, Sra. Magda Carvalho de Sousa Rodrigues, que devido seu trabalho em uma Unidade Escolar, optou por não assumir a Presidência.
Com o propósito de dar continuidade ao processo de implantação da APAE aqui em Tocantinópolis, no dia 29 janeiro de 2001, atendendo os anseios e necessidades da Associação, tomou posse interinamente a professora Licionina Maria Rodrigues da Silva para dirigir os destinos da entidade, onde a mesma permaneceu com um trabalho voluntário de sete anos.
Hoje, ao completar 09 (nove) anos de existência, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE de Tocantinópolis/TO está sobre a presidência da professora, EULÁLIA BARBOSA DA SILVA BORGES, também eleita Conselheira Regional Norte das Apaes do Estado do Tocantins e com a direção da professora, LICIONINA MARIA RODRIGUES DA SILVA.
Temos como premissa, desenvolver a socialização da família apaeana no âmbito social, razão pela qual temos procurado participar dos eventos e comemorações de nossa cidade, pois somente assim, buscaremos uma participação mais efetiva dos pais, juntamente com os filhos. Sempre buscamos a realização de um trabalho de qualidade, primando pelo pleno exercício da cidadania. Nosso propósito é continuar prestando um trabalho sério, digno e com total respeito aos nossos com necessidades especiais. O nosso objetivo é construir a sede própria, porém queremos mais, muito mais:
A APAE de Tocantinópolis está devidamente legalizada inclusive registrada nos órgãos competentes, como: Registro no Conselho Nacional de Assistência Social, Conselho Municipal de Assistência social, Registro de Utilidade Pública Municipal, registros que credenciam a Associação a firmar convênios na esfera Federal e Estadual. Na área estadual temos convênios com as Secretarias de Educação e Cultura - SEDUC e do Trabalho e Ação social – SETAS, na área federal firmamos convênio com MEC/FNDE (Aquisição de Transporte do Escolar).
Para realização e desenvolvimento de nosso trabalho, além dos convênios citados, que são primordiais, contamos com importantes e significativos , Projetos: ADOTE UM ALUNO ESPECIAL; INTEIRAGINDO COM A MELHOR IDADE; HIGIENE PESSOAL; JOGANDO BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE (E.F.); A HIGIENE PESSOAL É O PRIMEIRO PASSO PARA CONDUZIR A VIDA HUMANA COM DISPOSIÇÃO; NOITE CULTURAL: ARTISTAS DA TERRA; NOITE DO TIJOLO; FESTIVAL DE TALENTOS; PROJETOS FAMÍLIA SUSTENTÁVEL: CESTARIA; TAPEÇARIA; BISCUIT; BOLOS E BISCOITOS; COSTURA; CROCHÊ; BORDADO PONTO CRUZ.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário