quarta-feira, 21 de abril de 2010

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL




A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

A princípio, acreditamos que uma avaliação institucional voltada para a escola deve levar em consideração cada uma das dimensões que compõem a conjuntura do projeto pedagógico, que são: Dimensão pedagógica, dimensão administrativa dimensão financeira, e dimensão jurídica. Cada uma dessas dimensões devem ser analisadas e avaliadas de maneira pormenorizada individualizada para, a seguir, se fazer o relacionamentos dos resultados de cada dimensão, tirando-se daí as conclusões que possam definir as metas e os objetivos mais imediatos a serem perseguidos.
Em segundo lugar a avaliação institucional deve considerar todos os agentes internos, que são: alunos, professores, diretores e servidores em geral, e externos, que são: pais, comunidade e colaboradores do processo ensino-aprendizagem em geral.
O que levar em consideração em cada uma das dimensões que compões o ambiente escolar?
Primeiramente observemos a dimensão pedagógica, que é por excelência, a espinha dorsal do trabalho escolar. É por existir a dimensão pedagógica que todas as outras se justapõem e se relacionam entre si. É na dimensão pedagógica que a escola efetiva o seu papel de formadora de cidadãos instruídos e capacitados para uma atuação prática na sociedade.
Assim, como subtópico da dimensão pedagógica vamos avaliar seus objetivos, seus conteúdos, suas metodologias e seus resultados práticos na vida dos alunos e da comunidade como um todo.
A seguir avaliamos a dimensão administrativa, que pode ser analogicamente associada com um leme cuja função é direcionar os rumos dos trabalhos escolares,
cuidando de toda a parte legal que diz respeito à vida do aluno e organizando toda a parte burocrática da escola de modo geral.
Daí então avaliará a dimensão financeira, na qual será analisado a aplicação dos recursos destinados a beneficiar a vida escolar do aluno, que são os investimentos feitos com pessoal, segurança, material bibliográfico e tecnológico, merenda, dentre outros.
Já a dimensão jurídica deverá ser avaliada levando em consideração a legalidade da ação da escola, assegurada por determinados princípios, que podem ser buscados em instrumentos legais mais específicos, como por exemplo, regimento da escola, ou em outros mais amplos, como Lei de Diretrizes e Bases e as normas do sistema de ensino.
Até aí, todas as forças internas da escola foram detalhadas e pesadas a fim de se obter um perfil do nível em que se encontra a instituição escolar. Passemos então para as forças externas, que influenciam no cotidiano da escola, ou seja, os agentes que não estão dentro da escola, porém tem importância e influencia para com o fazer da unidade e exigem que a mesma cumpra com o seu papel de formadora e renovadora da sociedade em que se insere.
Aqui a escola deve avaliar-se tomando como base algumas interrogativas gerais. Por exemplo? Em que medida tem permitido, facilitado, solicitado ou impedido a participação da comunidade na realização de suas ações? Quais os instrumentos que a escola dispõe para o favorecimento dessa participação? Que medidas a escola tem adotado para que pais, comunidade, voluntários, entidades públicas ou particulares sintam-se motivados a colaborar com o trabalho educativo?
Tomando-se por base essas delineações gerais, temos aí, uma pré proposta de avaliação institucional, devendo todo esse processo ser organizado de uma forma esquemática, que busque o envolvimento de todos os responsáveis pelo trabalho educativo, valorizando a participação de cada agente e registrando seus pontos de vistas, suas sugestões, seus anseios e suas insatisfações.
Com isso a avaliação institucional cumprirá de fato seu papel de avaliar e apontar rumos para a melhoria e para o sucesso da educação, que começa e termina no sucesso do aluno.

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